Serrita (PE) — A tradicional Missa do Vaqueiro, realizada neste domingo (20), no município de Serrita, reuniu muito mais que fé, cultura e devoção sertaneja. O evento, que chegou à sua 55ª edição, também virou palco simbólico da disputa política que já começa a tomar corpo em Pernambuco, dois anos antes das eleições estaduais.
Protagonistas de lados opostos na política local, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não apenas prestigiaram o evento, como também cavalgaram juntos durante o cortejo dos vaqueiros — um gesto carregado de simbolismo em um cenário onde alianças, disputas e acenos ao interior do estado começam a se desenhar.
Raquel e João têm aproveitado as festas populares e religiosas do interior para reforçar suas bases e ampliar o contato direto com a população. O prefeito do Recife intensificou sua agenda sertaneja desde a última sexta-feira (18), passando por municípios como Garanhuns, Petrolândia, Serra Talhada, Salgueiro, Sertânia e, por fim, Serrita. Em cada cidade, além do corpo a corpo político, João aproveitou para divulgar ações da capital e prospectar parcerias, especialmente na área tecnológica.
Já Raquel Lyra aposta em sua liderança à frente do governo e no fortalecimento do PSD, partido que preside em Pernambuco. Nas últimas semanas, tem consolidado apoios estratégicos, inclusive de prefeitos que deixaram o PSB para integrar a base governista. Na véspera da missa, ela esteve em Santa Maria da Boa Vista, prestigiando a 26ª Serenata da Recordação, e chegou a Serrita neste domingo para reforçar sua presença na região.
Seja no cavalo ou na política, o recado parece claro: a corrida rumo a 2026 já começou, e o Sertão virou arena de aproximação com o povo e demonstração de força política.
Fonte: Blog Dantas Barreto
