Projeto de lei propõe distribuição gratuita de Ozempic e Mounjaro pelo SUS em Pernambuco

0
173

O texto determina que o fornecimento dos medicamentos esteja condicionado à prescrição médica na rede pública.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei nº 2.902/2025, de autoria do deputado estadual Gilmar Junior (PV), que propõe a distribuição gratuita de medicamentos como semaglutida (comercializada como Ozempic e Wegovy), tirzepatida (Mounjaro) e similares pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O objetivo é garantir o acesso a esses fármacos no tratamento de diabetes tipo 2, obesidade e comorbidades relacionadas.

A proposta foi oficialmente distribuída para a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado do último sábado, 17 de maio.

VEJA  Secretário João Dias, Assina Licença Ambiental para Construção de Creche no Distrito de Nascente.

O texto determina que o fornecimento dos medicamentos esteja condicionado à prescrição médica na rede pública, apresentação de laudo que comprove o diagnóstico, avaliação socioeconômica e reavaliação clínica semestral por profissionais do SUS.

Na justificativa do projeto, o deputado destaca a obesidade e o diabetes tipo 2 como sérios problemas de saúde pública. Gilmar Junior argumenta que os altos custos dos medicamentos acabam excluindo grande parte dos pacientes de baixa renda e ressalta que a medida está em conformidade com os princípios do SUS, como universalidade, integralidade e equidade.

Estudos recentes comprovam a eficácia da semaglutida e da tirzepatida tanto no controle glicêmico quanto na redução de peso — benefícios que, de acordo com o parlamentar, podem representar uma economia significativa para o sistema público de saúde a longo prazo.

VEJA  Moraes manda prender Bolsonaro em regime fechado

O projeto ainda precisa passar por análise da CCLJ antes de seguir para outras comissões e etapas de votação na Alepe.

Fonte: Fernanda Diniz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui