FUX Absolve uma RÈ e condena outro nos atos do 8 de Janeiro

0
22

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta sexta-feira (26) seus votos em dois processos relacionados aos atos do 8 de Janeiro de 2023.

No primeiro caso, Fux defendeu a absolvição de Cristiane Angélica Dumont Araújo, acusada de participar das invasões ao Palácio do Planalto e ao Congresso. O ministro apontou que as imagens não mostram indícios de danos a bens públicos e ressaltou que as provas do processo contradizem a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que imputava crimes como associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de bem tombado.

Já no segundo processo, Fux votou pela condenação de Lucimário Benedito Decamargo Gouveia a 1 ano e 6 meses de prisão por deterioração de patrimônio tombado. Vídeos da Polícia Federal mostram Gouveia invadindo o Palácio do Planalto. O ministro, no entanto, rejeitou a condenação pelos demais crimes, por entender que não há provas de que ele tenha participado de um plano golpista.

VEJA  Magno Malta desafia Alexandre de Moraes e promete ofensiva da oposição no congresso

Fonte: jovempannews