A chegada do lobista, apontado como operador no esquema de descontos indevidos no INSS, foi realizada sob forte aparato policial
Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, chegou na manhã desta sexta-feira (12/9) à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, após ser preso em operação que investiga um esquema bilionário de fraudes contra aposentados e pensionistas.
A chegada do lobista, apontado como operador no esquema de descontos indevidos no INSS, foi realizada sob forte aparato policial. Ele desceu escoltado de uma viatura da PF e foi levado diretamente para o setor de custódia.
Segundo os investigadores, Antunes é suspeito de movimentar dezenas de milhões de reais em nome de entidades de aposentados e repassar parte dos valores a pessoas ligadas a servidores do INSS. Só entre 2023 e 2024, a PF identificou transferências de cerca de R$ 9,3 milhões.
A prisão preventiva foi decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça diante de indícios de risco de fuga e ocultação de patrimônio. A operação desta sexta-feira também resultou na prisão do empresário Maurício Camisotti e em buscas no escritório e na casa do advogado Nelson Willians, em São Paulo.
No Lago Sul, em Brasília, policiais encontraram uma Ferrari vermelha, uma réplica de carro de Fórmula 1 de Ayrton Senna, relógios de luxo e dinheiro em espécie. Em São Paulo, foram apreendidas dezenas de obras de arte.
O caso é considerado pelos investigadores um dos maiores já identificados contra o sistema previdenciário, com prejuízo estimado em mais de R$ 6 bilhões.
Fonte: Mirelle Pinheiro
