O QUE É UM PORTO SECO?
Um porto seco, também chamado de Estação Aduaneira do Interior (EADI), é uma área alfandegada localizada longe da fronteira ou do porto marítimo, que facilita as operações de comércio exterior e o comércio externo. Ele funciona como um centro logístico que permite a realização de procedimentos aduaneiros, como desembaraço aduaneiro de importação e exportação, armazenamento de mercadorias e outras operações relacionadas ao comércio nacional e internacional. Funciona basicamente com uma central de distribuição de produtos que chegam através do porto, que naturalmente pode serem levados no caso através de uma linha férrea a um determinado ponto e dali pode ser redistribuída para os centros consumidores.
FERROVIA TRANSNORDESTINA
Ao longo da Ferrovia Transnordestina está programado a instalação de 05 portos secos, dentre estes 01 no município de Trindade.
“Vamos ter um (porto) lá no Piauí em Eliseu Martins. Vamos ter um grande terminal nosso próprio lá. Além do Pecém, vamos ter muito provavelmente em Trindade (PE), por causa do polo gesseiro. Estamos avaliando Missão Velha e Salgueiro (PE), uma delas para se ter um, e provavelmente entre o Porto do Pecém e Iguatu, a gente deve ter mais um, ainda não sabemos em qual será o local. Serão da TLSA.”
Tufi Daher Filho (Presidente da TLSA e da FTL
ESTRATÉGIA DA ADESA
A ADESA – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe, através do seu presidente Daniel Torres Araripe, sugere uma mobilização em todo o Araripe entre os representantes municipais, principalmente prefeitos através do CISAPE – Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano para defenderem este projeto, como também com a FIEPE, o SINDUSGESSO. A ideia colocada é a realização de 01 Estudo de Viabilidade mostrando o potencial que justifique a instalação desta importante obra para o desenvolvimento da região, já temos o polo gesseiro que só de gesso agrícola gera 17 milhões de toneladas a cada quatro anos, temos condições de ser uma nova fronteira agrícola com a produção de soja, mandioca e algodão na Chapada do Araripe que fica a poucos quilômetros da ferrovia, com também futuramente a implantação do Canal do Sertão que produzirá frutas e outras lavouras. A ferrovia servirá tanto para levar os produtos da região para os Portos de Pecém – CE, como para o Porto de Suape-PE e o retorno de cargas com fertilizantes para atender a agricultura da região, além da possibilidade da instalação de um parque avícola na região que precisará de muito milho para alimentação das aves que poderá vir de outras regiões produtoras através dos portos e de lá via trem para a região.
“ Só se organizando de fato é que iremos conseguir mostrar a viabilidade da nossa região que justifique a instalação dessa importante obra, nós da ADESA já estamos nos mobilizando no sentido de elaborar este estudo técnico. Do céu só cai chuvas, temos que envolver todas as instituições públicas, o empresariado para que faça valer junto a TLSA – Transnordestina Logística SA, que não só merecemos este Porto, mas temos condições”, afirma Daniel Torres Araripe, presidente da ADESA.
PLANTAÇÃO DE SOJA
Quanto a plantação de soja segundo estudos é possível, já tendo sinalização de compras de terras por agricultores do Mato Grosso na Chapada na área do Estado do Ceará, podendo ser também do lado de Pernambuco. Produtores mato-grossenses já adquiriram mais de 20 mil hectares na região, onde já cultivam soja e mandioca e onde cultivarão algodão dentro de 3 anos.
CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO
Quando foi ventilado há um tempo atrás a possibilidade da instalação do Porto Seco na região houve sinalizações interesses de grandes montadoras de veículos como seja, a GM e a FIAT, de montar uma central de distribuição de veículos na região. O Araripe está localizado na tríplice fronteira com os Estados do Ceará, Piauí e não muito distante com a Bahia. Basta agora os representantes do Araripe correr atrás destas montadoras apresentando o projeto.
