Conservador ou progressista? Entenda o perfil do papa Leão XIV

0
15

fumaça branca subiu pela chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8/5), anunciando ao mundo a escolha do novo líder da Igreja Católica. Nascido Robert Prevost, o agora papa Leão XIV assume o pontificado aos 69 anos, tornando-se o primeiro papa norte-americano da história e sucessor de Francisco. Com um perfil conciliador, ele carrega a reputação de conseguir dialogar com diferentes alas na igreja: conservadores e progressistas.

Em seu primeiro discurso, foi direto: “Podemos todos caminhar juntos”.

De ascendência francesa, espanhola e italiana, Prevost é membro da Ordem de Santo Agostinho. Ingressou no noviciado em St. Louis, em 1977, e professou os votos em 1981. Segue, assim, os passos de Santo Agostinho — reconhecido pela Igreja como um dos maiores intelectuais cristãos, cuja obra influenciou profundamente a filosofia e a teologia ocidentais.

VEJA  O ex-prefeito de Araripina, Emanuel Bringel, sofreu um infarto na tarde de hoje.

Formado em matemática, filosofia e teologia, Leão XIV traz consigo um lema significativo: “In Illo uno unum” — “Em um só, nós somos um”. A frase, de um sermão de Santo Agostinho, reforça a busca por unidade e comunhão na diversidade da fé cristã.

“Ele é um agostiniano, ele é um monge, então ele tem esse espírito monástico. Esse espírito vai trazer mais a moderação, mais o ‘ser igreja’, embora tenha deixado claro que ‘será Francisco’”, declarou Varela.

Fonte:Metropoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui