Levantamento mostra que petista tem vantagem no primeiro turno, mas aparece empatado tecnicamente em três cenários de segundo turno
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece numericamente à frente, mas em empate técnico dentro da margem de erro em simulações de segundo turno para a eleição presidencial deste ano em cenários contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Os dados são da pesquisa Meio Ideia, divulgada nesta quarta-feira (4/2).
Nas simulações de segundo turno, Lula aparece na primeira posição contra todos os nomes. No entanto, ele empata tecnicamente contra Tarcísio, Michelle e Flávio. A menor vantagem para Lula é contra o governador de São Paulo (2,5%).
O segundo nome mais competitivo é o da ex-primeira-dama (4,3%) e depois vem o senador pelo estado do Rio de Janeiro (4,7%). A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, portanto, até 5 pontos de diferença configura empate técnico.
Segundo turno
Lula x Tarcísio
Lula 44,7%
Tarcísio 42,2%
Branco/Nulo 8,2%
Não sabe 4,9%
Lula x Michelle
Lula 45%
Michelle Bolsonaro 40,7%
Branco/Nulo 7,6%
Não sabe 6,7%
Lula x Flávio
Lula 45,8%
Flávio 41,1%
Branco/Nulo 7,4%
Não sabe 5,7%
Governadores
Os nomes dos governadores do Ratinho Jr. (Paraná-PSD), Romeu Zema (Minas Gerais – Novo), Ronaldo Caiado (Goiás – PSD) e Rio Grande do Sul (PSD – RS) também foram testados.
Nas simulações de segundo turno eles aparecem com percentuais que variam de 21% para Leite a 38% para Ratinho Jr.
Entre os governadores, Ratinho é nome mais forte, que fica 7 pontos percentuais atrás de Lula. O menos competitivo é Leite, que registra 21%, fica 24,4 pontos atrás de Lula e perde até para o voto branco/nulo, que soma 24,1%.
Em um hipotético segundo turno, Lula também venceria o Renan Santos (Missão), que é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL) e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo (DC).
A pesquisa realizou 1.500 entrevistas representativas e declara ter um intervalo de confiança de 95% e margem de
erro de 2,5 pontos percentuais. O levantamento foi realizado de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026.
Primeiro turno
Nos cenários estimulados de primeiro-turno, Lula apresenta pouca variação, mesmo quando mudam os adversários testados. Ele varia de 38,5% ao teto de 40%. Os nomes que aparecem na segunda posição são Tarcísio, Michelle e Flávio.
Fonte:Deivid Souza








