O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa durante a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (23/9), um dia após o governo dos Estados Unidos (EUA) anunciar uma nova rodada de sanções a autoridades brasileiras na esteira da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Há a expectativa de que a declaração do chefe do Planalto reforce a defesa da soberania. Trata-se da primeira visita do petista aos Estados Unidos desde o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. Lula e o republicano podem ficar frente a frente durante a abertura do evento. Tradicionalmente, o presidente brasileiro é o primeiro chefe de Estado a discursar. Em seguida, é a vez do titular da Casa Branca.
Apesar da proximidade entre os discursos, não há qualquer sinal de conversa entre os líderes. Em entrevista à BBC News na última semana, Lula se disse disposto a negociar as tarifas diretamente com o republicano durante sua passagem por Nova York.
“Se ele chegar e passar perto de mim eu vou cumprimentá-lo porque eu sou cidadão civilizado. Eu converso com todo mundo. Eu estendo a mão para todo mundo. Eu nasci na vida política negociando. Então, para mim não tem nenhum problema”, disse o presidente.
Nessa segunda-feira (22/9), a gestão de Donald Trump anunciou sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky. A punição também se estendeu a um instituto vinculado à família do magistrado, o Lex Instituto de Estudos Jurídicos.
A medida afeta sancionados no campo econômico e incluem o congelamento de bens e contas bancárias em solo norte-americano ou em instituições financeiras ligadas ao país. Em julho, o ministro havia sido incluído no rol de sancionados na mesma lei.
As restrições à esposa do ministro foram anunciadas dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. A Primeira Turma da Corte sentenciou o ex-chefe do Planalto a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Fonte: metropolespolitica
