DESENVOLVIMENTO – LIDERANÇAS SE REUNIRAM NESSA TERÇA FEIRA EM TRINDADE PARA TRAÇAR PROJETOS PARA O ARARIPE

0
64

Aconteceu nesta terça-feira (16) uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Trindade entre a prefeita Helbinha Rodrigues, o presidente da ADESA – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe Daniel Torres Araripe, o presidente do SINDUSGESSO Joberth Granja, o representante do Conselho Regional da FIEPE. A Pauta foi a 10ª ExpoGesso que vai acontecer nos dias 23 a 25 do próximo mês de outubro em Trindade. Na ocasião foi discutida a possibilidade de haver uma palestra durante o evento onde será apresentado as potencialidades econômicas da região do Araripe visando a instalação de um Centro Logístico Industrial Aduaneiro- CLIA, ao longo da Ferrovia Transnordestina, que já é uma realidade para a região do Araripie ligando o Piauí ao Porto de Pecém no Ceará, ainda este ano essa ferrovia vai entrar em operação.

A PALESTRA
Será convidado o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, um representante da TLSA – Transnordestina Logística SA empresa responsável pela obra da ferrovia, representante do Governo Estadual, empresários da região, prefeitos e outras lideranças. Será mostrado as potencialidades de cargas de minérios, e do agronegócio existente na região PEPICE, Pernambuco, Piauí e Ceará, entorno do possível centro logístico de distribuição de cargas que se pretende instalar no município de Trindade em função da Ferrovia Transnordestina.

VEJA  Bolsonaro é orientado a não ir a julgamento, mas ainda não decidiu

“Sem sombra de dúvidas esse Centro de Distribuição de Cargas vai ser viabilizado não só com o gesso, como outras cargas que poderão vir para a região; nós temos aqui a segunda bacia leiteira do Estado que consome grandes volumes de ração (milho) para alimentação dos bovinos que vem de outras regiões produtoras, poderá vir por trem; nós temos surgindo perto daqui na região da Chapada do Araripe do lado cearense uma nova fronteira agrícola para produção de soja para escoar a produção e trazer fertilizantes; nós temos uma grande fábrica de cimento em um município piauiense a poucos quilômetros daqui que em funcionamento produzia 45 mil sacos de cimento por dia, com a ferrovia poderá ser reativada. Temos também aqui na região no município de Ouricuri um grande potencial de calcário a ser explorado. Poderá ser resolvido o problema da matriz energética do polo gesseiro, o gás natural que virá por trem. Tudo isso vai gerar grandes volumes de cargas para viabilizar ainda mais a ferrovia transnordestina. Esse centro logístico sendo instalado vai transformar a região em um grande centro gerador de distribuição de todos os tipos de cargas para a região. Creio que o Araripe terá um antes e um depois com este empreendimento funcionando, a região passará a ser uma grande referência em desenvolvimento no Nordeste. O bom que estamos somando forças com a Prefeitura, empresários através da FIEPE e SINDUSGESSO, para viabilizar projetos para região”, enfatizou Daniel Torres Araripe, presidente da ADESA.

VEJA  Trump anuncia tarifa adicional de 100% contra a China