Cientistas alertam que cometa está vindo em direção à Terra

0
109

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro objeto conhecido de fora do nosso sistema solar a ser descoberto.

Em 1º de julho, o telescópio de pesquisa ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), financiado pela NASA, em Rio Hurtado, Chile, relatou pela primeira vez observações de um cometa originário do espaço interestelar.

Desde o primeiro relatório, as observações feitas antes da descoberta foram coletadas dos arquivos de três telescópios ATLAS diferentes ao redor do mundo e da Instalação Transiente Zwicky do Caltech, no Observatório Palomar, no Condado de San Diego, Califórnia. Essas observações “pré-descoberta” remontam a 14 de junho.

cometa 3I/ATLAS é o terceiro objeto conhecido de fora do nosso sistema solar a ser descoberto. Os astrônomos classificaram este objeto como interestelar devido à forma hiperbólica de sua trajetória orbital. (Ele não segue uma trajetória orbital fechada em torno do Sol.) Quando a órbita do 3I/ATLAS é traçada no passado, o cometa claramente se origina de fora do nosso sistema solar.

VEJA  Visita de influencer muda destino de vira-lata ignorado em abrigo

Os estudos iniciais da NASA apontavam que o cometa 3I/ATLAS não representava nenhuma ameaça à Terra e permaneceria distante. No máximo chegaria a uma distância de cerca de 1,8 unidade astronômica (aproximadamente 270 milhões de quilômetros) do planeta Terra.

Porém, em análise recente liderada pelo astrofísico Avi Loeb levantou hipóteses surpreendentes sobre o cometa. Segundo Loeb e sua equipe, esse objeto pode não ser uma simples rocha espacial, mas sim uma nave alienígena disfarçada, possivelmente equipada com sondas tecnológicas que poderiam ser direcionadas à Terra durante sua passagem próxima ao planeta Marte.

O tamanho e as propriedades físicas do cometa interestelar estão sendo investigados por astrônomos em todo o mundo. O 3I/ATLAS deverá permanecer visível a telescópios terrestres até setembro de 2025, quando passará perto demais do Sol para ser observado. Ele reaparecerá do outro lado do Sol no início de dezembro de 2025, permitindo novas observações.

VEJA  CGU aponta distorção de R$ 4,3 bilhões nas constas do Ministério da Educação

Entenda a escola do nome do cometa

Os cometas geralmente recebem o nome de seu(s) descobridor(es), neste caso, a equipe de pesquisa do ATLAS. A letra “I” significa “interestelar”, indicando que este objeto veio de fora do nosso sistema solar. É o terceiro objeto interestelar conhecido, daí o “3” no nome.

Fonte: Eduarda Queiroz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui